O que esta incluso em um plano de Inbound Marketing?

Você é o responsável pela criação do planejamento de marketing Inbound Marketing em sua clínicadentro de uma clínica ou de alguma empresa no segmento de saúde, mas está tendo dificuldades de começar um plano de Inbound Marketing?

O segmento de saúde e estética é muito grande, por isso pode ser difícil decidir por onde você deve começar o seu plano e onde você deve concentrar os seus esforços. Mas você não precisa ter medo, essa dificuldade é comum, afinal você está lidando com uma nova estratégia de marketing.

Na antiga forma de se fazer marketing, o planejamento era muito menor, afinal ele era realizado para atingir o público em geral. Hoje, é necessário que um bom plano seja trabalhado e realizado para se obter a conquista do sucesso.

O que todo plano de Inbound Marketing deve possuir para ser eficiente

Realizar um bom plano de Inbound Marketing pode parecer uma tarefa extremamente difícil, e de fato ela irá exigir um grande esforço e competência, além de uma equipe especializada, mas com dedicação e organização, o plano pode ser muito bem elaborado.

Para ajudar você a obter os resultados esperados, secionamos uma lista de coisas simples para incluir no seu plano de marketing para o segmento de saúde e estética, para que assim você possa ter certeza de que está no caminho certo:

Definição dos produtos e serviços:

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas muitos profissionais podem cometer erros nela. Saber tudo sobre os produtos e serviços é fundamental. O seu marketing se tornará muito mais eficiente, e a sua vida menos estressante, pois você irá saber quais são os prós e os contras dos seus produtos ou serviços. É importante alinhar os produtos e serviços ao seu público-alvo. Quem usa os produtos e serviços que você oferece? Por que eles precisam deles? Quais são os problemas que eles irão solucionar? Possuindo a compreensão clara do que você está oferecendo, você conseguirá comercializar de forma mais eficaz.

Definição das personas:

Definir o seu cliente ideal é essencial para que você potencialize os seus resultados. Faça uma definição de quem é ele em seu plano de Inbound Marketing. As personas são representações semi-ficcionais de seus clientes ideais, com base na sua pesquisa de mercado e dados reais sobre clientes existentes. Para fazer a criação de personas, você terá que conversar com os seus clientes, e saber o máximo possível sobre eles. As personas serão o público-alvo em que você deverá investir todos os seus esforços de marketing.

Definição de metas:

SMART é uma sigla que significa: específico, mensurável, atingível, relevante e tempo (oportuno). Quando você começa a criar metas para o Inbound Marketing, ou quando você obtém informações de outros membros da equipe sobre os objetivos de negócio, logo você deve ter certeza de que tudo está correto.  Por exemplo, o seu objetivo é gerar o aumento de leads. Mas indicar que você que mais leads não é suficiente. A meta SMART seria da seguinte forma: aumentar leads para 13% até o final de 2015. Essa definição não é importante apenas para o seu controle, mas também para você poder informar a sua equipe corretamente. Dessa forma, a sua equipe irá entender melhor o que você está tentando alcançar e o que você irá fazer para alcançar o objetivo. Mas além das metas SMART, você também deve se preocupar com a definição das: metas de negócios, metas de marketing e metas de vendas. Vale lembrar que todas elas devem ser alcançáveis, e para fazer isso será necessário um amplo estudo do mercado e análise de dados da empresa e do mercado.

 

[mautic type=”form” id=”1″]

 

Fundamentos da campanha:

Antes de começar a colocar em prática o seu plano de Inbound Marketing, você primeiro deverá fazer algumas configurações. Você irá precisar definir a plataforma de marketing que irá usar, e saber como deve configurá-la. Sincronize o seu CRM com essa plataforma. Você também deve incluir as redes sociais, além de criar modelos de e-mails para os visitantes do seu site, leads e clientes.

Defina o seu conteúdo:

Se você ainda não começou a escrever para o seu blog, então você deve começar agora mesmo. Você deve definir os seus títulos e palavras-chave específicas para o seu plano. Conheça o conteúdo que você vai estar desenvolvendo ao longo do ano e como você irá promovê-lo.

Como tornar o marketing para o segmento de saúde eficiente

Seguindo as dicas citadas acima, sem dúvida os seus resultados de marketing serão potencializados. Mas para elaborar um plano de Inbound Marketing eficiente, será necessário muito mais do que isso.

Nesse momento é comum que você precise da ajuda de profissionais, afinal são muitos detalhes que devem ser planejados. Quando se trata do setor de saúde e beleza, a coisa mais importante de se ter em mente é a de ser específico e saber exatamente quais são os seus potenciais clientes.

O segmento de saúde e beleza é muito grande, indo desde produtos a serem utilizados em clínicas até cirurgias plásticas. Portanto, é fundamental que você realize um planejamento detalhado, e deixe bem claro qual é o público a ser atingido. E se você quer saber mais sobre o Inbound Marketing, leias os artigos relacionados abaixo.

1 responder
  1. Rodrigo Oliveira
    Rodrigo Oliveira says:

    Antes de pensarmos em criar conteúdo para atrair, converter, relacionar e vender para os nossos usuários, é muito importante termos noção do objetivo e da persona. Assim, entregamos conteúdo que vale a pena ser compartilhado e trocado por contatos.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *